sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UMA CERTA VISITA



Não fui ver o Papa. Embora estivesse tão pertinho, não fui ver o Papa. Talvez por comodismo... Preguiça... Ou pela absoluta certeza de que, se eu fosse ver o Papa, não o veria, ou o veria por trás de uma muralha de ombros.

Preferi ficar em casa. Ver o Papa pela televisão. Receber os amigos. Conversar e discutir sobre as suas falas e seus silêncios e suas entrelinhas... Decidi ficar em casa e curtir o friozinho, os amigos e ver o Papa pela TV.

E assim, Jorge Mario Bergoglio foi entrando em minha casa e invadindo a minha rotina. 

Sou católica de formação, mas tenho andado muito afastada dos ritos e das obrigações. Discordo com frequência de coisas e aí não me sinto a vontade de dizer que faço parte... Tenho muita fé e celebro milagres como o amanhecer ou a plenitude de um bem estar... Mas daí dizer que faço parte do grupo... Não me sinto a vontade.

Bergoglio, no entanto, não deu muita bola para os meus escrúpulos e foi se refastelando em meu olhar. E foi me mostrando umas coisas...


Por exemplo, que Copacabana é espaço sempre mágico... Copacabana é... Tal qual Madalena (aquela da Bíblia). Fêmea. Colo macio. Generosa, oferece suas areias para quem nelas quiser se aconchegar. 

Bergoglio também me mostrou que ainda se pode ter brilho no olhar. E olhar. E olhar para o outro com uma transparência que eu pensava que havia se perdido em tantas segundas e terceiras intenções. (E que me perdoem os eternos arautos das teorias da conspiração... Realmente acho que ele acredita no que diz. E diz o que acredita.) 

Fico pensando se ele vai conseguir segurar tranco e continuar a ser o que se mostrou ser. Será que ele consegue se preservar em um mundo que há algum tempo esqueceu delicadezas? Em um mundo onde a palavra de ordem é desordem e onde se globalizou a desunião?

Mas ele estava ali... E cercado de jovens... Com suas bandeiras e sonhos e aquele teimoso desejo de fazer um mundo melhor e mais justo.

(Jovens de diferentes lugares e tribos, que, nessa mesma semana, outros saíram também por outras vielas e ruas... Exercendo seu teimoso direito de discordar.)


Foi uma boa visita. Bergoglio me fez muito bem. Com seu jeito direto e simples, jeito de quem quer e precisa mudar tantas coisas, me reacendeu esperanças e me ajudou a ver que ao final do túnel tem sempre uma nova geração com uma  imensa vontade de acertar.

Então... Que assim seja. E que todos os anjos, teimosamente, digam Amém! 



Nota: Fotos by Eulália Fernandes 

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Lindo texto! Lindo!!!