sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MAIS UM ANO



De novo, mais um ano. 56 anos! E me pego caindo na velha metáfora. Aquela coisa de águas que não voltam. Que não se pode mergulhar duas vezes no mesmo rio. Não deixa de ser verdade... Mas, quantos já falaram disso?!

E, no entanto, cá estou eu, sentada às margens e olhando a água correr. Entregue a um "Deixa a vida me levar... Vida, leva eu...".

Se minha história terminasse hoje, agora, o rio já teria valido a pena. Como todos os rios, teve seus dias de corredeira, enchente, inundação. Esbarrou em pedras. Teve de reinventar o seu leito, mas não se negou a seguir. Se entregou, muitas vezes, à correnteza e fluiu por fluir. Outras vezes, se fez cachoeira e espumou sentimentos os mais variados. Raiva, paixão, saudade, incertezas, amizade, medo, amor e solidão. 

Tenho tentado ser rio de águas limpas e, quando dá chance, invento uma praia de areia bem branca ou um lago onde se possa pescar o alimento da alma. Que a alma tem fome... Tantas vezes tem fome.

Na margem do rio, tento relembrar o quanto dessa minha água da vida serviu para irrigar alguns campos. Me pergunto, quanta planta bebeu de meu leito e cresceu e deu frutos. Tento, também, relembrar o que ficou pelo caminho, feito seixo perdido. Só pedra... Dura... Silêncio. 

Já vi muita paisagem bonita...

Na margem do rio, olho para o outro lado para prever correntezas e redemoinhos. E o olho se perde nas curvas que se perdem na bruma de um inicio de dia.

Não há mapa que indique a hora marcada de chegada à foz, onde se pode beber muita água salgada e se pode respirar ventanias... Não há mapa que indique.

Então, que eu deixe a vida me levar (Vida... Leva eu!). E que na correnteza dos dias, não me ponham barragens e nem me assoreiem caminhos. 

Mas... Se vier terra seca... Que eu possa adoçá-la e umedecê-la e transformá-la em terra fértil... Terra boa...  Húmus para se cultivar.

De resto... 56 anos... Deixa a vida me levar. Vida... Leva eu!

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com) 

Um comentário:

Eulalia disse...

Nossa! Muito lindo, muito muito lindo.
Como a sua vida!!!