sexta-feira, 5 de julho de 2013

DEIXA VER SE EU ENTENDO...

 
 
 
 
Deixa ver se eu entendo... Apesar de bem difusas e, às vezes confusas, as manifestações apontavam, e ainda apontam, para coisas bem objetivas. Vejamos algumas palavras de ordem repetidas em voz alta e em tantos cartazes espalhados pelas ruas do país:
 
1) NÃO À CORRUPÇÃO! O que isto quer dizer? Simples: Não a qualquer forma de corrupção. Que as leis do toma lá, dá cá e do levar vantagem em tudo sejam, finalmente, arquivadas. NÃO À CORRUPÇÃO! significa, também, punição para os corruptos.
 
2) EDUCAÇÃO! EDUCAÇÃO PADRÃO FIFA! O que estaria por trás desta enigmática mensagem? O óbvio. O que seria o básico e o essencial em qualquer sociedade decente: O povo paga seus impostos e tem, a seu dispor, escolas limpas e equipadas, com professores com salários dignos e treinamento para enfrentar os tantos desafios de um novo milênio. Horário integral. Pré-escola. Conteúdos revisados criticamente. Olhar criativo. Mas se não der para tudo de uma vez... Escolas decentes e professores respeitados.
 
3) SAÚDE! SAÚDE PADRÃO FIFA! Não vi nenhum cartaz pedindo médicos estrangeiros. Vi o grito desesperado de uma população que paga seus impostos e, quando doente, vira lixo, vira entulho, vira nada. Sem hospitais, sem remédio, sem exames, sem equipamentos e instalações adequadas para serem tratados. Povo doente que esbarra em médicos e enfermeiros mal pagos em corredores de enfermarias infectas. Médicos nós temos, e só não temos mais, porque por gerações não se investiu com respeito em educação. (Naquela educação modelo FIFA)
 
4) TRANSPORTES! TRANSPORTES MODELO FIFA! Que o povo está cansado de esperar. Está cansado de se dependurar. Está cansado de pagar para banquetes alheios. O povo está cansado de levar quatro horas para ir e vir de qualquer lugar. O povo está cansado.
 
5) ABAIXO PECS E PACS E PACTOS!  Que só ajudam aos mesmos. E que encobrem. E que corrompem.
 
6) ABAIXO AS  BANDEIRAS (DE TODAS AS CORES) E OS DISCURSOS VAZIOS E VADIOS!
 
O que vi nas ruas foi novamente a busca pela ESPERANÇA, em verde e amarelo, no repetido grito, num grito tão forte e tão alto que dava para fazer gigante acordar.
 
Não vi nenhuma placa sobre plesbicito ou referendum. Não vi não. Não vi ninguém pedindo que se gaste atabalhoadamente mais milhões de reais em nome da democracia. Já temos bastantes reinvindicações que podem ser atendidas com as leis que temos (Que temos muuiiitttaaasss!)
 
Então, eu só queria entender, o porquê  de todos só falarem nisso agora. Será mesmo pelo bem do povo? Ou será uma nova canção de ninar, daquelas tão chatas e bobas que fazem até gigantes dormir?
 
A ordem estava em progresso, será que deu problema no WIFI?
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

2 comentários:

Celina disse...

pois não é que eu também venho me perguntando isso! não vi nenhum cartaz pedindo plebiscito , nem que o Renan desse um passeio de avião representando o congresso e portanto ME representando par um casamentoque não fui convidada. Será que vamos comer pizza?

Eulalia disse...

Texto impecável, brilhante, puro.

Mais do que isso, só desenhando, o que, aliás, você também fez muito bem, com a foto escolhida.

Será que estamos prontos e espertos o suficiente para reagirmos, também, a essa enrolação?

Tomara que sim!!!