sexta-feira, 10 de maio de 2013

SE A COXIA É BOA ...

 
Existe um antigo ditado entre atores que diz que "Se a coxia é boa, o espetáculo vai ser um sucesso."
 
Quer dizer, se o que está atrás do palco, escondido na intimidade de espelhos é bom e aconchegante, a peça, o show vai funcionar.
 
E isso faz todo o sentido, porque é na coxia onde se põe e, principalmente, se retira a maquiagem. É lá que, diante do espelho, encontramos o nosso rosto despido. E é lá também que, já na quase madrugada, encontramos o rosto dos outros, limpo, livre de alheios personagens.
 
Se a coxia vai bem... O espetáculo é sucesso. Porque há encontro, amizade, equilíbrio, emocionada tensão.
 
Se isso vale para atores, vale também para nós, cotidianos mortais. E a coxia da gente é flexível. É maleável. Às vezes, tem o tamanho do mundo. Às vezes, cabe na palma do coração.
 
Coxia é metáfora para esse nosso cantinho de alma onde podemos ficar. Sem sapatos. Onde nos aconchegamos, nos encolhemos, (às vezes) nos escondemos, nos encontramos. Onde soltamos despudoradas gargalhadas. Lugar para onde se vai quando as luzes se apagam e o palco desaparece em silêncio. É lá na coxia que moramos quando o espetáculo acaba e o aplauso (esperado) termina. É para lá que vamos, quando a plateia vai dormir ou tomar um chopinho ou jantar.
 
E é por isso que há que se cuidar muito bem desse lugar. Varrê-lo com frequência deixando a poeira sair porta a fora. (Nada para debaixo do tapete. Nada!) Limpar os espelhos também é importante, para que possamos ver, em transparências,  olho no olho, a força de nosso olhar. Deixar um vasinho com flores em um parapeito qualquer também faz parte. Retratos são fundamentais. De todos aqueles que amamos. De nossos momentos inesquecíveis, mas que passamos tanto tempo sem lembrar. E, se for possível... Uma janela. Será que coxia tem janela? A minha vai ter.
 
Uma janela como aquelas antigas, de madeira e quadradinhos de vidro. Com quatro folhas. Para que a gente possa abri-la todos os dias para viver o espetáculo.
 
Pela janela, poder deixar sair um cheirinho de roupa lavada ou de café passado na hora e poder deixar entrar a vida. Esta história cheia de atos e cenas e personagens...
 
É muito bom poder sair da coxia para pisar neste palco cotidiano, não para representar, mas para dizer o seu texto. Verdadeiro e pleno, não importa se comédia ou se drama.
 
Se a coxia é boa, não precisa nem de maquiagem. E o espetáculo? Vai funcionar...
 
Nota: Foto retirada do Google images.
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Um dos melhores de seus textos que eu já li!!!
Amei!!!