sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MY BOOK IS OVER THE TABLE

 
E já é setembro novamente. E fico me perguntando se não deveria estar falando das eleições municipais, das greves e das reivindicações. Dos julgamentos em Brasília. Da recessão na Europa. Das eleições nos Estados Unidos. Do mundo. Do país. Se não deveria falar sobre a crise na educação. Não só no Brasil, mas em todas as partes... O que ensinar? Para quem? Quando? E, principalmente, como e o que ensinar para aqueles que vão ensinar?
 
Muitas vezes me cobro cidadania e seriedade. Muitas vezes me acho alienada e superficial. Eu deveria contribuir mais. Participar mais. Exercer meu oficio e voltar a dar aulas. Alguém gostaria de aprender um pouco do que aprendi ao longo da vida?
 
Voltar a ensinar inglês... Voltar a ensinar inglês? Voltar a ensinar inglês!
 
E por que não? Afinal, seria dar uma ferramenta a mais para quem quer construir seu futuro.
 
Mas fico pensando... My book is over the table now... Flutua, como mágica, entre palavras, ideias e muita observação. Se desfaz em pequenos textos semanais.
 
Como ensinar? Se estou exatamente no momento da vida em que mais desejo aprender.
 
O verbo To Be já não me satisfaz... Ser não é Estar... E se engana quem acha que isso não é uma questão!
 
Como poderia contar para os alunos que a vida é feita de inúmeros Present Perfects, que nem sempre são perfect, mas  que, não importa quanto tempo passe, estarão sempre present!?
 
Outro dia, um senhor no meu prédio me chamou... Professora Patricia! Sorri para ele, sem saber se agradecida ou desconcertada... Quem? Eu?
 
Há quanto tempo os professores não faziam greve? Por quanto tempo terão de permanecer em greve? Será que o tempo é a incógnita dessa equação? Será que é o professor? Será que é a greve? Ou será que não é nada disso e a grande e verdadeira incógnita ninguém sabe encontrar... Quanto vale o silêncio de um professor?
 
My book is over the table... E, em seu voo frágil e titubeante, como o andar do bebe que arrisca os primeiros passos, anuncia sem retórica, que já é setembro outra vez e a primavera carioca, ainda ensaiando o seu florir, vem chegando entre pássaros, quente e seca... Antecipando o verão.
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Querida,
Você é professora até quando não quer ser... ;)