quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DAS MALAS, A MENOR

 
 
 
 
 
 
Aiiiiiii! Desculpem o trocadilho, mas não pude resistir. Sinceramente, espero que me compreendam e me perdoem... Neste momento, ao meu lado, a famigerada mala, e eu, tendo de pensar no que vou colocar nela.
 
Deixei de gostar de fazer malas. Adoro viajar, mas essa coisa de ver o que levar está me deixando cada vez mais preguiçosa.
 
Será uma questão de idade? Será que essa preguiça é só com malas de viagem ou estou me tornando uma senhora reclamona e impaciente?
 
Nada disso... Imagino que tenha tudo a ver com a idade, mas não necessariamente com malas e sim com a nossa bagagem... na vida.
 
Quanto mais o tempo passa, menos quero carregar. Venho me desfazendo de meus baús com uma rapidez e maestria de deixar qualquer ilusionista tonto.
 
Não quero... Não vale a pena levar... Pra que guardar isso?
 
Fico resmungando estas frases pela vida. Às vezes, apenas as sussurro, outras vezes, dou um grito bem alto para me convencer que é hora de desfazer.
 
Desfazer. Assim, seguido de ponto. Verbo intransitivo. Nada de objetos.
 
E aí, a bagagem fica mais leve. As distancias mais curtas e o caminho mais prazeroso. De vez em quando, no bolso do colete, trago uma foto. Só para me lembrar. De um momento, daquele perfume, do sorriso que se perdeu no ar. Uma foto... Pra que mais?
 
Vou me desfazendo de coisas, para abrir lugar para lembranças passadas e aventuras futuras.
 
Vou me desfazendo das coisas, só para poder guardá-las em meu olhar.
 
No mais, estou cada vez mais precisada de menos. Que assim, dou conta das coisas.
 
Os livros que tenho hoje são os essenciais. As louças são  as que uso no dia a dia... Louça de festa? Sempre é festa em minha casa e todo dia justifica cristais. Roupas e sapatos, cada vez mais informais. Joias?... Um dia um ladrão entrou lá em casa e levou mais que os ouro, muitas alegrias e recordações... Não as quero mais.
 
E agora, esta mala aqui do meu lado, olhando fixo para mim. Me obrigando a pensar no que levar... Sei lá!!! Sei lá!!!!
 
Do xampu à pashimina, da maquiagem ao pijama, tudo devia vir quietinho, em fila indiana e obediente ir entrando bem lá no fundo da mala. Cada um encontrando o seu canto. Por livre e espontânea vontade. Por pura e deliciosa magia.
 
Aí, eu podia ficar por aqui, escrevendo e inventando. Mas quem disse que isso existe? E lá está a mala, no canto, só me espreitando.
 
Tá bom! Tá Bom! Vou encarar a tortura...
 
Na próxima sexta-feira eu conto o porquê da mala e digo por onde ando.
 
Só uma semaninha... Vai valer a pena esperar.
 
 
Nota: Foto retirada do Google images
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

5 comentários:

Carol Martins disse...

So voce tia! Eu to aqui me preocupando com como e o que despachar, e vc me lembra que se desfazer as vezes e muito melhor ;) Adorei, e apoio a ideia de malas auto-criadas. Ah, e boa viagem!

Eulalia disse...

Boa viagem nesta semana!
Curta, divirta-se.

E... sobre a viagem da vida, te acompanhar é uma delícia!

beijos!

pblower disse...

Mil beijos e selecione bem o wue trazer para ter muito lugar psra novas avenyutas

pblower disse...

Quem tem bond vompanheiros de visgem nunca se sente sozinha!

Celina disse...

Ah que delícia!!! Quanto menor a mala, melhor a viagem! Praticar doação internacional também é ótimo! Deixar um sapato ou uma blusa pelo caminho para comprar uma nova, é uma delícia! boa viagem!!!