quinta-feira, 28 de maio de 2009

REGALOS


Há muitos anos atrás Cida foi ao Canadá e me trouxe de lembrança uma foto tirada por ela mesma. Talvez ela ainda se lembre da foto, do presente e em que igreja estava meu querido amigo Santo Antonio. Meu amor por ele é coisa antiga. Data do final dos anos 70, quando pela primeira vez fui à Europa e lá pude visitar Pádua, com todo o seu misticismo e encantamento. Lembro que eu tinha passado mal em Roma, talvez pela comida muito condimentada ou talvez por uma crise intensa e súbita de saudades. A verdade é que fiquei alguns dias sem comer nada e foi em Pádova que, pela primeira vez, consegui comer algo com um certo prazer. Lembro que quando Cida me deu o presente, disse que tinha pensado em mim na igreja e que tinha pedido que o santinho me protegesse.
O regalito foi de tal ordem poderoso que, desde que o recebi, ele está sempre na minha mesa de cabeceira, esteja eu onde estiver. De Niterói a Salvador, de São Paulo a Caracas. E, nem mesmo Cida, amiga de tantos momentos, pode imaginar quantas vezes eu conversei com o santo, lhe pedi ajuda, luz e o que mais ele pudesse me enviar.

Na próxima 3ª feira Silvio faz anos. Ele não quer nada de festa (coisas de Silvio), mas a data não vai passar em brancas nuvens, já que os pais dele acabam de chegar direto de Porto Alegre para curtir o filhão e espero que a nora também. Deram a ele de presente a sua presença (valha quanto valha a ambiguidade da frase).

Presentes ... Sempre que me refiro a Silvio, digo que ele foi um presente que a vida me deu. Ele não é nem de longe perfeito, mas não troco o regalo por nada neste mundo. Num dia de julho em 1996, na cidade de Salvador, bati um papo sério com o Senhor do Bonfim e com a Conceição da Praia e de noite lá estava Silvio no Vileta (um bar da moda naquela época). Nos encontramos por acaso e o acaso selou o encontro. Um presente da vida. Um presente dos deuses.

E como ponho tudo isso junto em um texto só e ainda mais ciceroniando meus sogros pela cidade de Caracas? Simples, lançando mão de uma coincidência. Em 1993, eu nem podia imaginar que conheceria Silvio. Se alguém me dissesse que eu iría passar quatro dias na Bahia que significariam anos de vôos semanais até Salvador, depois muita ponte aérea para São Paulo e em seguida minha expatriação para a Venezuela, eu diria que a pessoa estava delirando. Em 1993, lancei um livro, aceitei trabalhar em horário integral na Cultura, participei de um Congresso em Buenos Aires e passei um tempo em Londres fazendo um curso. Em 1993, eu trabalhava muito. Pois foi neste ano que escrevi um texto que hoje eu chamaria de ... premonitório. Um presente das musas inspiradoras. E é este texto que deixo como regalo para quem me lê agora. Espero que gostem.

COISAS DA VIDA

justo hoje
logo agora
neste enviesado de tempo
foi chegando porta a dentro
com bagagem de ficar

e me sorri tal qual menino
e me beija
e me desanca
e eu não tenho mais lembrança
tinha perdido a esperança
nem ousava mais pensar

justo agora
nesta hora
sem pedir um com-licença
vai tomando liberdades
abrindo minhas gavetas
cheirando minhas panelas
se botando mais um prato

justo hoje
logo agora
que eu era só afazer
labuta trabalho lida
e ele entra em minha vida
um pé de vento zumbindo
(e 'inda veio perfumado!)

'brigada Santo Antoninho!
'brigada!
muito obrigada!


PS: O próximo dia 13 é dia dele. Façam os seus pedidos, dancem muita quadrilha e ... take risks... pulem muitas fogueiras.


(in à vista del ávila. Cida, a foto é uma lembrança para você.)

5 comentários:

Bia Veiga disse...

Olá querida Patrícia,
que poema mais lindo! E ainda por cima premonitório. Parece uma coisa que ouvi há algum tempo atrás. Agradeça mesmo sem ainda ter recebido o presente. Assim você já está se preparando para a chegada de seu presente. Adorei ler essa sua história.
bjs
Bia

Alzira Willcox disse...

Ler esse texto é mesmo um presente! Em época em que há tantos desencontros, o relato de um ENCONTRO. Maravilha. Adorei o poema, tão sensível...Você estava pronta para receber o presente, aliás, acredito mesmo que o tenha concebido.
Parabéns e bjs

Celina disse...

Viu??? Você já estava fazendo "a caixinha"! Você sabe que euzinha sou louca por Santo Antônio! Também peço muito a ele que te proteja. As terças, pego água benta pra garantir. Você e Sílvio são tudo de bom. Meu primo cósmico, parabéns a ele!!!!

Elza Martins disse...

Patrícia querida, claro que um "regalo" da Cida só pode acompanhar você trazendo muita sorte. Cida é assim, um presente para os amigos. Aliás, somos todas seres muito"sortudas". Nossas amizades incríveis que do trabalho são um presente de Deus. Quanto ao Silvio, nosso aniversariante da vez, ele conseguiu tornar você que era tão especial, ainda mais incrível. Ele também é incrível. Bjs, Silvio!!!!

monica disse...

Oi Patricia,

Dorei!
Beijos,
Mônica