sexta-feira, 13 de junho de 2014

FIGURINHAS



Véspera do dia dos namorados... Na TV, Gaby Amarantos, canta Ex Mai Love... (Só hoje entendi a letra da canção. Eu sempre dizia Is Mai Lovi... Que baita diferença fazem só duas letrinhas!)

Véspera da abertura da Copa do Mundo de 2014. Futebol... A grande paixão nacional... (Ao longe, a canção ainda ecoa... Ex Mai Lóovi... Ex Mai Lóovi...)

O país do futebol não se cobriu assim, tão intensamente, de verde e amarelo. Dizem que quando a competição começar, o povo engrena e sai pra rua pra comemorar o nosso talento, a nossa habilidade, a nossa competência... Em alguma coisa...

A empolgação ainda não se mostrou plenamente, mas, pelo menos, o álbum com as figurinhas dos jogadores virou mania nacional. Pelo menos, algo emplacou! Na hora do almoço, em points devidamente marcados, marmanjos e marmanjas trocam iniestas por neymares, esperando por messis e cristianos. Pelo menos, na orgia marqueteira de todo mega evento, algo já emplacou! E, agora, acabo de saber que vão lançar um adendo ao álbum, com os jogadores que foram chamados à última hora. Mais figurinhas para comprar! (E, ao longe, Gaby continua... Seu amoôor não vale 1 e 99!)

Se a vida fosse um grande campo de futebol, no momento, eu estaria jogando na retranca, esperando, não por um passe de gênio, mas por uma bola nas costas. Nada de lençol, bicicleta ou gol de placa... Que nada... Estou mesmo é com medo de um carrinho bem dado. Daquele de fraturar tornozelo. Mas como sou otimista, sempre acredito em um escanteio salvador aos 46 minutos do segundo tempo.

(Gaby já parou de cantar há algum tempo, mas a música grudou na minha cabeça.)

O pessoal vai se animar mais. Vamos todos nos comover com a abertura da festa. Samba, suor e cerveja... Só para variar um pouquinho do sangue, suor e lágrimas. (Ex Mai Lóovi... Ex Mai Lóovi...)

E vai ter jogo e drible e falta e cartões... E vamos xingar muito todos, todos os juízes (Inclusive os do Supremo Tribunal...) No momento em que o pais está em impedimento, vale até gol de mão.

Seremos felizes... E, para quem não conseguiu ingresso, tem até espaço armado com segurança e telão. Ufa! Fan Fest da FIFA, já que vovó não vai mesmo ver a uva!

A maioria das obras prometidas e, imagino, já pagas, ficou para uma possível prorrogação. Hoje mesmo me disseram que o Metrô de Salvador, depois de 14 anos de obras, tem 7 quilômetros de extensão!... E estará funcionando durante a Copa das Copas, mas só para o pessoal cadastrado. O saque deve ter sido imenso! (...O teu amor era pirata!)

E, já aviso, se conseguirmos ganhar a taça... Lembrai-vos todos da Jules Rimet... Que ela seja de lata (Como um amor qualquer), porque se de ouro... Vai virar... Uma fina cascata... (Ex Mai Lóovi... Ex Mai Lóovi...).

Estou mesmo de mau humor... Uma gandula, sem bola. E se querem saber por que escolhi a foto aí acima para ilustrar o texto... Posso explicar...

Assim imagino nós todos, ao longo de um mês. Pétreas figurinhas, com olhos longos para faraônicos estádios, esperando o gol que nos fará feliz... Que nos fará heróis... Que vai nos redimir... Mesmo que seja um gol de mão... Mesmo que seja um gol roubado... A isso estamos habituados. (Ex Mai Lóovi... Ex Mai Lóovi... Nosso amor, simplesmente, não passa de um vira-laata).

PS1: Manhã de 13 de junho. Que abertura estranha esta a da Copa das Copas! Bem sintomática. No país dos grandes carnavalescos e das festas de Parintins, botaram uma belga para dirigir o espetáculo! Diretores belgas... Camisetas verde amarelas produzidas na Ásia... Médicos cubanos... Só podíamos mesmo começar o jogo com um gol contra. Salvai-nos Santo Antoninho!

PS2: O exoesqueleto do Miguel Nicholelis foi vencido pela marqueteada expectativa do Hexa Campeonato.

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com) 

2 comentários:

Eulalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eulalia disse...

"No momento em que o pais está em impedimento, vale até gol de mão."

"Uma gandula sem bola..."

É...
Adorei o conto. Mais um para os meus favoritos.
beijinhos