quinta-feira, 20 de março de 2014

INOCÊNCIA



Esta semana, não há um texto, mas uma dica. Uma sugestão de bem estar. Confesso que há algum tempo não me sentia orgulhosa de coisas da cidade do Rio de Janeiro... Mas, neste domingo... Neste domingo, fui visitar o MIAN - Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (Rua Cosme Velho, 561).

Não sei se foi a companhia maravilhosa, ou o dia que se fez azul e perfeito, ou o ar bem refrigerado, ou os muitos turistas estrangeiros que transitavam pelo lugar (o museu fica quase ao lado da estação do trenzinho para o Corcovado, então há muitos turistas pela região), ou a organização e o acervo... Sei lá. Talvez tenha sido tudo junto... Foi uma experiencia deliciosa.

No subsolo, artistas internacionais. No térreo, os artistas brasileiros e ângulos maliciosamente inocentes da cidade. Adoro arte naif, com seus  mínimos e infinitos detalhes.

No mezanino, um enorme painel, cobrindo todas as paredes e contando a história do Brasil. Do descobrimento à inauguração de Brasilia. Com a frase de fecho: "Brasil 3 séculos de lutas".

Brasilia... Com seus políticos em plano central e o povo, abaixo, inocente, feito de pedacinhos coloridos. Pessoas sem rosto. Anônimas e frágeis. Como confete de final de festa. Como confeito de bolo em aniversário infantil... Pessoas, absolutamente, degustáveis.

(O canibalismo não foi apenas privilégio da parte do mural histórico que mostrava jesuítas e indígenas... Que nada, continuamos a ser digeridos!)




Então, mesmo que orgulhosa pelo nosso museu (acho que é o único no Brasil), pensei nessa minha terra que podia ser plena, organizada, simples e rica... Nem precisavam refrigerar...

Pensei nessa terra que dispensa o colorido de murais. Terra que está mais para a dramaticidade dos murais de Orozco que para a colorida inocência de Lia Mittarakis.

Então, rezei... São Francisquinho olhai por nós!


São Jorge, Guerreiro, olhai por nós!


Nossa Senhora, desata estes nós que fazem de minha terra, não uma renda, mas novelo embolado, esquecido em um cesto qualquer.


Nossa Senhora, rogai por nós!

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Adorei, querida...

Muito.

Texto, sugestão, prece.

beijos!