sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A VOZ DO POVO


Quedas de passarelas, acidentes com trens, engarrafamentos, falta d´água, falta de energia, promessas não cumpridas, expectativas frustradas... E calor! Muito calor! Que verãozinho este?!

Mas não é sobre o verão ou sobre o calor ou sobre todos os problemas que ando pensando ultimamente. Nada disso. Tenho pensado muito sobre uma palavra que tem ocupado os noticiários com uma frequência de celebridade... Não, celebridade não, que acho que ninguém tem prestado atenção nela. Na verdade, não é uma palavra, mas algumas frases em que ela ou seus familiares estão sempre presentes. Tenho pensado muito nesta palavra...

Está certo, nada mais de suspense. A palavra é HUMILHAÇÃO.

Me explico melhor. Na maioria das entrevistas, quando as pessoas diretamente envolvidas... O povo, protagonista de tantas mazelas, é perguntado sobre o ocorrido, o que vem como resposta é: Isso é muita humilhação!

O trem descarrilhou... Isso é muita humilhação!

O acidente fatal em que não houve fiscalização... Isso é muita humilhação!

A comida perdida pela falta de luz... Isso é muita humilhação!

Prometeram tampar os buracos e não vieram... Isso é muita humilhação!

Falta água, mas a conta chega... Isso é muita humilhação!

E assim por diante, num desfiar de problemas.

Isso é muita humilhação e suas variantes: Tô me sentindo humilhado! Até quando vão humilhar a gente assim? 

O que havia de errado? Por que essas frases ditas e repetidas pela mídia à exaustão nos últimos tempos me traziam tanto desconforto? As pessoas, o povo, protagonista de tantas mazelas, estava se sentindo humilhado e, afinal, o que eu poderia fazer?

Mas o desconforto continuava... E o  Isso é muita humilhação! ficava ali ecoando em minha cabeça. Tanto, que fui visitar o Aurélio. Esse mesmo, esse nosso amigo que anda um tanto esquecido em tempos de muito blablablá e pouco significado. Em tempos de pouca semântica e muita retórica.

E aí vejo: Humilhar. (...) 2. vexar; rebaixar; oprimir; abater (...) 3. Referir-se com menosprezo a; tratar desdenhosamente, com soberba (...) 4. Submeter, sujeitar (...)

Finalmente entendi o meu desconforto. Aquelas pessoas, o povo, protagonista de tantas mazelas, estava se sentindo humilhado por aqueles que deveriam lhe servir... Ou representar. Os servidores do estado, os políticos... Ninguém esbravejou e disse: Estou sendo desrespeitado!  Isso é uma falta de respeito! Ninguém.

Aí faria sentido e não me traria desconforto por que, afinal, voltemos a nosso amigo Aurélio, desrespeitar é 1. Faltar ao respeito a, desacatar! (grifo nosso e exclamação também). 2. Perturbar, alterar; desrespeitar a ordem pública.(Um bom exemplo.)

Claro! Se aqueles que nos servem e/ou nos representam não fazem o que devem fazer, nos desacatam. Faltam com o respeito a cada um de nós, o povo, protagonista de tantas mazelas.

E respeito, como nos explica Aurélio, é (...) 2. Reverência, veneração. 3. Obediência, deferência, submissão, acatamento (...) 8. Medo, temor, receio. E sigo com o meu amigo Aurélio, respeitar é 4. Seguir as determinações de; cumprir, observar, acatar: respeitar a lei (Será que isso nos lembra alguma coisa?). Ou ainda, voltando à fonte, respeitar é 3. Tomar em consideração; ter em conta; atender a; considerar: O bom governante respeita os anseios populares... (Que exemplo tão eloquente!)

É isso! Respeito e não humilhação!

Enquanto todos nós, o povo, esse protagonista de tantas mazelas, continuar se sentindo humilhado, irá seguir frágil e subserviente, ou pior, como fera acuada vai sair quebrando o pouco que lhe pertence.

Cidadania é se sentir respeitado. Cidadania é reclamar quando lhe faltam com o respeito... Reclamar com quem? Que até o Papa já foi embora...

Então, como se dizia antigamente, a voz do povo é a voz de Deus e, oprimidos, rebaixados e abatidos repetimos... Isso tudo é muita humilhação!

E assim seguimos nós pelos trilhos da História... Caminhando sobre  os dormentes da estrada... Dormentes e anestesiados... Perdidos pelos trilhos... Equivocadas paralelas que, jamais, se encontrarão no infinito.

Nota: Foto retirada do Google images.

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Impecável! Impecável!