sexta-feira, 17 de agosto de 2012

E MAIS 10%

Cinquenta e cinco anos! E é como todo mundo diz... Passou tão rápido que eu nem vi! Meio século e mais 10%. Fico pensando em minha vida e vejo que foram, justamente, estes 10% (Não, os 10% e mais uns quebradinhos) que mais me ajudaram a aprender, a me divertir, a descobrir novos mundos, a ficar meio ranzinza, a ter saco para certas coisas e a me negar, peremptoriamente, a fazer outras.

Um tantinho só de tempo... Sete anos, talvez... E quantas histórias eu pude contar. Antes, eu às vezes ficava com os olhos meio que fechados. Tinha que trabalhar, produzir, fazer, fazer, fazer coisas. Não vou mentir, me divertia também, mas havia um quê de obrigação até no lazer.

Cinquenta e cinco anos... E este ano não vou fazer festa... Mas vou festejar... Festejar este estar viva e atenta. Festejar outras, novas, mais possibilidades. Festejar o gostar de estar em minha casa e ver de minha varanda o Pão de Açúcar... E sentir saudades do Ávila (a minha eterna montanha). Festejar o prazer de poder fazer um capeletti in brodo, não por obrigação, mas porque me deu na telha. Poder festejar o carinho dos amigos que já estão me ligando... E aí? Vai fazer alguma coisa no sábado?

Cinquenta e cinco anos... E como é bom ver a meninada (meus emprestados filhotes) crescendo, batalhando, abrindo seus caminhos e virando gente grande em um mundo que não dá trégua, não alivia. Às vezes eu olho pra eles, fico só olhando... E eles nem sabem que têm uma tia que gosta de olhar... Fico pensando quão fortes eles são... Pra enfrentar a competição desmedida e as exigências impossíveis... Metas... Metas... Metas...  Este mundo tecnológico e plástico, cheio de novidades e armadilhas... E eles estão lá, dando conta. Eles nem sabem o quanto essa tia se orgulha de todos.

Cinquenta e cinco anos... Quando fiz 22, me diziam... São dois patinhos na lagoa (Naquela época se dizia isso) E agora? O que são 55 anos? Dois cisnes navegando imponentes em um lago azul?

Que nada... São duas lagartinhas se preparando para entrar no casulo  e prontas para começar tudo de novo... Tudo... Até o salto maior... O de virar borboleta.

recomEÇAR... RecOMEÇAR... RECOMEÇAR!

No sábado, quando eu acordar, tenham certeza que pensarei em cada um de vocês, meus muitos e queridos amigos. Pensarei em cada etapa dessa vida que agora pode ser resumida em... Meio século e mais 10%!

Que muitos mais outros 10% me sejam presenteados pela vida... Pelo destino... Para que eu possa continuar contando as minhas aventuras e histórias. E amando, talvez e muitas vezes, de um jeito silencioso e desatento a todos os meus amigos.

E agora, me lembrando de meu avô... Aquele lá de Liverpool... Canto a canção que foi (e talvez tenha deixado de ser) a nossa tradição...  For she´s a jolly good fellow! For she´s a jolly good fellow...

Soprei a velinha e fiz o pedido...

Que eu continue sempre e por muito tempo a ser esta jolly good fellow. Companheira e amiga dos amigos, estes meus maiores presentes envoltos em papel de seda e atados para sempre com um repolhudo laço de fita.

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Nota: Foto retirada do Google images.

Um comentário:

Eulalia disse...

Lindo, vibrante, delicado.

Chorei muitas linhas dessas. De emoção, de carinho, de alegria, de festa.

Feliz 10 por cento, conquistados um a um. Sim, dois cisnes navegando num lago azul... e também duas lagartas. Um não esclui o outro. Você pode se dar ao luxo de ser os dois!

Com laço de fita para presente, que a vida te viva a cada dia desse novo ano, querida.

Ano que vem, desejo mais!