sexta-feira, 1 de junho de 2012

A SIMPLE PRAYER



"Lord,
 Help me to remember
 that nothing is going to happen to me today
 that You and I together
can´t handle." (*)

Eu adoro esta oração!

A primeira vez que a vi foi na Catedral de Salisbury na Inglaterra. Visitei a igreja e depois fui à lojinha para comprar lembranças. Entre tantos bloquinhos, canetinhas, canecas, paninhos, caledários e cartões, lá estava ela, como um postal...

"...You and I together..."

Gosto dessa parceria com Deus. Gosto dessa co-autoria nos milagres. Me emociona a co-responsabilidade.

A oração nos relembra que não dá para colocar a nossa vida, os nossos medos, nossas angústias, os nossos problemas apenas nas mãos dos outros, ainda que este outro seja Deus. Temos que fazer a nossa parte. Mesmo que seja a mais simples. Menos importante. A que pareça que não vai fazer diferença. Mas faz.

Viver é tarefa em mutirão. Minha vida, os meus gestos, minhas omissões, se embrenham e se entrelaçam na vida, nos gestos, nas omissões dos outros. E deixar de fazer não afeta só a nós, mas ao outro também e isso, por tabela, interfere e, muitas vezes, fere a nós mesmos. Estamos atrelados ao próximo que, em muitos momentos, não amamos como a nós mesmos. Por pecado ou, simplesmente, por descaso.

Por descaso... E como um assunto puxa outro... 

Por que falar nisso hoje? Por causa da Rio+20. A cidade já se prepara para o evento e as discussões sobre o futuro do planeta se acaloram. Como um grande efeito estufa.

"...You and I together..."

Será que precisaríamos de tanto esforço, tantas discussões, tantas lutas e reivindicações se TODOS tivéssemos tatuadas na alma estas quatro palavras.


VOCÊ E EU JUNTOS...

Você que está ao meu lado. Você que mora bem longe. Você que eu nem conheço. Você que acredita em Deus e você que já deixou de acreditar... Você, meu parceiro. Você, um desconhecido. Você, estrangeiro. Você, de todas as raças e credos e orientações. Você, com seus medos e seus sonhos. Você que nem é Deus. Você que respira, na clausura do mundo, o mesmo ar que eu respiro.

VOCÊ E EU JUNTOS... PODEMOS FAZER UM BOCADO DE COISAS! 

Mas... Talvez nos falte tempo, ou vontade, ou esperança. Ou tudo seja apenas um grande descaso... Então, nos omitimos e cobramos dos outros. E esperamos que os outros façam o que deixamos de fazer. E exigimos do outro a postura e o afinco que tantas vezes não conseguimos ter.

A foto foi tirada em outras terras, distante do Brasil. O rio está mais limpo que os nossos, mas o principio permanece presente. Continuamos sujando, nós, seres humanos. Homo Poluentis... Até quando?

E enquanto as discussões não terminam e não se encontra uma resposta positiva e final para o problema... Retomo a oração, pelo menos eu e Ele vamos tentar fazer nossa parte...

"Lord,
Help me to remember
that nothing is going to happen to me today
that You and I together
can´t handle."

...........................................................
Nota sem explicação: Hoje, o porteiro do meu prédio me entregou a Revista Escola e me perguntou se eu também era professora. Me disse que é professor de História e que costumava usar as ideias da revista em suas aulas...
...........................................................

Amém?

(*) Senhor, Ajude-me a lembrar que nada vai acontecer comigo hoje que Você e eu juntos não possamos resolver.

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

2 comentários:

Eulalia disse...

Querida,
Conheci esta oração através de você, quando voltou de uma de suas viagens. Nunca mais a esqueci e a sei de cor.

Obrigada por me lembrar daquele lindo momento de retorno!

Lindo reve-lo num texto tão harmonioso e completo, emoldurando uma prece tão especial!!!

Parabéns... seus textos transcendem nota!

Celina disse...

Adorei a oração! E concordo com você: viver é como abdomem sarado! Exigem ginástica e movimento. Assim como pedir a Deus; que se a gente não faz a parte que nos cabe, nem conseguimos ver o milagre acontecendo!
bjos