sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O IMPORTANTE É SER FEVEREIRO...


Vou ter de confessar. Estou há dias buscando o mote certo para o texto desta semana e nada.

Numa desavergonhada falta de inspiração, apostei nos mais variados assuntos, mas nada me pareceu dar frutos.

Pensei em contar a história do turista americano com quem esbarrei no aeroporto. Chegou com um grupo de amigos brasileiros e por tudo queria pedir sozinho uma coxinha de galinha. E eu, com o velho hábito de bisbilhotar conversas alheias e ainda com as manias de professora, só ouvindo. O gringo ficou lá um tempo repetindo ... kochigna... koxina... kochiña... Porrr favorrr una koxigna?(!!!) Se sentiu preparado. Seria simples. A partir do pedido, a moça sorriria e lhe entregaria o desejado salgado. E eu lá só assuntando. Lá foi ele. Mãos trêmulas. Pô favô una koxina?! (SIMPLES!) E a moça olhou para ele e despejou sem piedade: Jápegôafichanucaixa? Ele nem respondeu e voltou para pedir socorro aos amigos. Cai em uma silenciosa gargalhada e me lembrei de mim tantas vezes em Caracas, ensaiando a frase perfeita e sendo atropelada por deliciosos sons hispânicos ao ritmo caribenho. (Bons tempos aqueles!).

Depois pensei em escrever sobre amizade. Amigos. A delicia de poder dizer: Vou jantar com minhas amigas que conheço há mais de trinta anos! Amigas de todas as horas e todos os tempos. Amigas de muita conversa séria e desabridas gargalhadas. Amigas ... Uma afetuosa e secreta confraria. Um dia viramos filme!

Como uma coisa puxa a outra, pensei em falar sobre o jogo de olhares antológico que se dá no filme Histórias Cruzadas. Em várias cenas, o que vale não é o que se diz... Mas o silencioso, eloquente, angustiado olhar trocado por senhoras atrizes.

Aí tive a idéia de contar sobre os blocos que já invadem o Rio... Mas quem fala sobre isso é a mídia. E com closes e câmeras lentas. (Não rolou.)

Enfim... Eu não tinha meu samba enredo. Até porque este ano, vou ficar bem quietinha em casa e assistir os desfiles das escolas pela televisão. E então?

E então? Como diz o velho samba... O importante é ser fevereiro e ser carnaval pra gente cantar...

Mas para não deixar  o blog assim, meio que às escuras. Tristonho, às vésperas da festa... Deixo por aqui uns ângulos do Rio menos conhecidos, até para os cariocas.

Vamos ao mar!!!









E que este Carnaval seja bem protegido por Posseidon e Iemanjá!!!!

 Amém!!!!

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

3 comentários:

Celina disse...

Mesmo sem assunto, seu texto é uma delícia de ler! E me vi descrita "no americano". Depois de uma bem sucedida frase, tem o perigo de uma pergunta, ahaha!
Bom Carnaval para vocês, e meu vai ser desfilando em Upper Street com a máscara do FoFão!!
bejos

monica disse...

Fotografia da fortificação, belíssima.
Mônica :)

Eulalia disse...

Seu samba enredo ficou lindo!