quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DE LAGOS E MONSTROS E REVEILLONS


Saímos de Edimburgo bem cedo. Manhã fria e cinzenta. O ponto de encontro ficava bem nos portões do Castelo, The Castle, e lá estávamos nós ansiosas para que começasse a aventura. Enquanto esperávamos, uma chuva fina e o vento eram nossas únicas companhias. Somos de chegar com muita antecedência a nossos compromissos.

Aos poucos, nossos outros companheiros de viagem foram chegando. Naquela hora, ainda não sabíamos que eram um casal espanhol e uma coreana. Logo depois, o guia chegou. Martin era o seu nome.

Com rapidez, revisamos os planos do dia. A meta era chegar a Inverness à noitinha, mas antes... Os lagos e, em especial, Loch Ness. O lago e seu monstro misterioso. Será que iríamos encontrá-lo?

..........................................................

É engraçado. Todo final de ano, na hora da virada, me dá um frio na barriga. Mesmo em meio a sempre presente alegria, me vem uma sensação estranha de inicio de viagem. Um mergulho no novo. Um respira-fundo-e-se-atire! É claro que temos sonhos e metas. Começamos o ano com um certo plano de voo, mas quando dá meia noite e os fogos explodem... No fundo... Bem lá no fundo... Sinto medo de monstros. Meu Deus, o que vem por aí?

.............................................................

Fizemos um breve tour por Edimburgo (cidade já bem conhecida por nós) e fomos saindo do perímetro urbano. O guia, vestia um kilt no corpo e na língua (que sotaque mais gostoso!), depois, entre castelos e torres medievais, entre campos e ovelhas, fomos nos embrenhando pelas Highlands. Não chovia, mas o céu cinza chumbo compunha o cenário perfeito das terras altas.

Felizes, nós duas, conquistávamos mais um sonho. Tínhamos planejado esta viagem como aventura de infância. Como duas meninas.

...............................................................

É engraçado. A noite de trinta e um para primeiro é sempre  como uma partida em manhã nevoenta. A gente segue a estrada e torce para o céu se abrir em azul. Torce por um sol, se possível morninho, e que as paisagens sejam ainda mais lindas que aquelas dos cartões postais. Que tudo dê certo! 

.............................................................................................

Ao longo do dia, o chuvisco foi melhorando e o céu ousava alguns claros. Nada muito promissor, mas, afinal, era Escócia. E começaram os lagos, entremeados de histórias. Lendas, heróis, vilanias. São quatro os lagos, explicava o guia. O último é Loch Ness.

Quanto mais nos aproximávamos de Ness, surpreendentemente, o céu ia abrindo. Já se permitia azuis e violetas. Ousava laranjas em um quase pôr de sol.



É engraçado. Apesar das preocupações e da insegurança, amanhecer no dia primeiro do ano me traz alegria. É como se a vida me dissesse, Toma seu rumo e segue que à sua frente tem mais um período de vida. Faça com ele o melhor que puder! Que vida é presente dos deuses!!! Viva!!!
...............................................................................................

Chegamos a Loch Ness ao cair da tarde. Uma tarde fria e linda. E o melhor de tudo... Encontramos o monstro. Verdade!!! O vimos de pertinho. O MONSTRO! Não tinha escamas e nem era nojento. Nem cheirava mal. Não parecia nem cobra, nem sapo, nem ser abissal. Não metia medo. Mas era monstro. O MONSTRO! E nós o vimos. A jolly jolly good fellow!



Que 2012 nos traga muitos lagos azuis e dourados poentes!

E que todos os monstros que possam surgir pelo caminho sejam feitos da mesma e pura essência de Nessy...

Feliz Ano Novo!!!

(ou como Nessy diria: A Guid Hogmanay!)

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

3 comentários:

O Sili disse...

Uma delícia...
Ler Patricia!

Eulalia disse...

Querida,
Me surpreendo a cada passo, embora já espere o melhor!
Que o ano novo te faça encontrar muitos monstros como esse!

Celina disse...

Primoca querida, com algum atraso (nunca para nossas viagens, numca para vôos!) chego aqui e dou de cara com ... a gente!!! afe que saudade! e sempre me pergunto como 3 dias poder ser tão infinitos? aquelas estradas, a voz de Martin...as montanhas,cidadezinhas encantadas, fish and chips... e Nessy sorridente nos esperando no Lago.
Vamos voltar?