sexta-feira, 8 de outubro de 2010

UM CANTINHO EM POLANCO




A foto é a entrada do Obelisk Residencal, que fica na Calle Julio Verne 28. Um apart hotel em Polanco, uma das colonias, bairros da Cidade do México. Desde ontem, meu cantinho. (Agora mesmo, escrevendo este texto, estou por detrás das cortinas do segundo balcón).  

A vida é cheia de atalhos e surpresas que ninguém pode explicar. Êta vida engraçada! A primeira vez que estive na Cidade do México, em 2003, conheci o lugar nos intervalos de um Congresso sobre ensino de inglês e me encantei com uns cantinhos que se escondem por trás de seu caos urbano. Coyoacán (onde fica a Casa Azul de Frida Kallo) e Polanco.

O que me encantou em Polanco, mais que sua proximidade com o Parque Chapultepec, com seus Museus e Palácios, foi o seu ambiente. Casas antigas ou edificios mais baixos, quase todos de dois ou tres andares e ruas arborizadas, todas com nomes de escritores, filósofos e pensadores. A gente sai da Calderon de la Barca e, se vira para a direita, cai na La Fontaine, se vira para a esquerda, se encontra na Edgar Allan Poe. A Tolstoi faz cruzamento com a Dante, que por sua vez vai dar na Vitor Hugo.

É bom caminhar por aqui. Ir vendo as coisas do bairro. Na Av. Moliere estão as lojas das grandes grífes e o Plaza Moliere, um centro comercial pequeno mas bem charmozinho. Porém, se se quer consumir pesado, é só seguir em frente e ao final da avenida encontramos o Antara Polanco, um shopping para ninguém botar defeito. 



Mas o que realmente me encanta na região é o verde, de praças, parques, de muitas árvores, que, diariamente, têm um embate feroz com os milhares de carros que invadem as ruas estreitas de Polanco nas horas de rush

É esse contraste, um dos muitos que existem por aqui, que faz com que eu  sempre me encante com a cidade. Uma cidade enorme. Nascida de um lago. Parida por crenças e lendas. Vizinha a pirâmides e templos. Uma cidade com suas igrejas, deuses, realejos e problemas. Uma cidade encrustada na América Latina. Esta América que não consegue lapidar sua riquesa bruta. Ainda hoje, tão bruta.

Esperem!.... Não vou cair nesta armadilha. Me nego a tecer comentários histórico-sociológicos. O texto é só para marcar o segundo ano do blog. O segundo aniversário deste espaço virtual onde vou registrando meus tantos encontros, reencontros e desencontros com as coisas da vida.

Quando sai de Caracas, pensei muito em acabar com o blog, ou talvez criar outro. Não via sentido em continuar.  Quase me neguei a ouvir as palavras de estímulo e convencimento da montanha.

Mas agora, diante deste outro balcón, olhando este verde cosmopolita e urbano que não tem nada a ver com o da Cordilheira da Costa, mas que também me acalma e me instiga, acendo as velinhas e celebro, com quem quiser participar desta festa, o segundo aniversário do À Vista del Ávila... !!!Feliz cumpleaños amigo!!!  


É... A vida é mesmo cheia de atalhos ... Êta vida engraçada!

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

6 comentários:

Ana Schwarc disse...

Ufa..Ainda bem que vc não detonou o blog!!Logo agora, que eu me intusiasmei...Estou lendo o seu, desde do primeiro em 2008. Entrei em 2009, espero, logo, logo, chegar ao quanto antes no México. Estou gostando muito dos relatos de Caracas!! Vc é uma cronista de mão cheia. Gostei. É... A vida é mesmo cheia de atalhos ... Êta vida engraçada!(copiei e colei do seu texto) Isso não é plágio!!! Concordo plenamente com vc.
bjs

Eulalia disse...

Lindo, querida!
Doce e pleno como você!
Parabéns, feliz aniversário.
Que se sigam muitos, muitos outros para seu deleite e o nosso!

Lúcia disse...

Ahhh Patrícia, que maravilha! Que delícia ler seus posts, ler sobre suas emoções, sempre de forma tão poética. Ainda bem que vc não terminou com o blog, assim continuamos a viajar com você. Adorei o prédio (que balcão tãããooo lindo!), o nomes das ruas, a vista.
Querida, seja muito feliz e feliz aniversário!
beijos

Alzira Willcox disse...

Êta vida engraçada!
Fiquei feliz em perceber que você mais uma vez está aberta a adaptar-se a essa nova vida.E estou feliz, talvez egoisticamente feliz, porque vou conhecer e ganhar alguma intimidade com a Cidade do México, como aconteceu com Caracas.
Que bom que você manteve o blog e o manteve com o nome que a inspirou para o iniciar.
E vamos comemorar! Dois anos de convivência e prazer através da sua escrita que flui sempre vívida e muito interessante.
Bem-vinda Cidade do México! Bem-vinda sempre, Patrícia! Bem-vindos dois anos de blog!Brindemos.

Celina disse...

uIHU!!! Parabéns!!! Engraçada, cheia de presentes e armadilhas, caminhos, indas e vindas... É a vida, primoca! Enfim, o México, tão merecido, depois do dever cumprido e comprido! Aproveite muuuuuuuuito e vai contando tudo! besitos

monica disse...

Parabéns pelo aniversário deste blog tão prazeroso.
Bjs