sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UM TANGO ÀS AVESSAS

Photo
 
 
Buenos Aires, noite de 31 de dezembro. No El Viejo Almacén, esperávamos 2013 que se apressava em chegar ao som de um tango porteño.
 
Casa lotada. Diferentes línguas. Sotaques variados. Entre a penumbra da plateia e o brilho do palco, pairava a ansiedade pela meia noite.
 
No palco, a vida seguia entre pernas torneadas e bigodinhos safados. O pianista atacou de Adiós Nonino e entendi que Piazzolla, agora, não é mais transgressor.
 
Na plateia, o contorno de rostos... Um burburinho sussurrado... Eventuais brindes... E mais uma rolha de espumante estourando, como um arauto de festa.
 
Passeei os meus olhos pelo limiar daqueles dois mundos que, ansiosos, esperavam o futuro... Virada de ano feita de esperança e desejo.
 
Passeei os meus olhos pela sala como se meu olhar arriscasse uns passos de tango. Uma imagem aqui... Um rodopio... E a vista acariciando outro lugar. Outra parte da sala... Silhuetas recortadas pelo brilho do palco.
 
De repente, um espelho. De repente, um reflexo. E o bandolinista caiu em outra dimensão. E meus olhos o acompanharam como parceiros de dança. Um rodopio e a vida se perdeu no tempo e no espaço. Sem passado, sem presente, sem a ansiedade do ano virar.
 
Ficamos sós e ali perdidos em um vítreo silêncio. Ele, e seus olhos tristes. Eu, e meus olhos...
 
E, ao som de um tango às avessas, bailamos a dança da vida em improvisada caminhada. Um gancho, uma cruzada... De súbito, um corte e, en una media vuelta, saltamos para a noite, para a alegria de todos, para o estouro do espumante que, como arauto de festa, anunciava a virada do ano.


Quando as luzes se acenderam e todos brindaram o futuro, no canto da sala, tatuada no espelho, permaneceu a nossa imagem... Como um segredo. Um bandolión deixado ao acaso, em vítreo silêncio.


(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

Um comentário:

Eulalia disse...

Que incrível!...

Porque... Buenos Aires, também para mim, neste final de ano, revelou uma faceta inversa, reversa, espelhada...

Coisa de amigas-irmãs...

Me vi no seu post! Amei