sexta-feira, 2 de setembro de 2011

:-) OU CINCO COISINHAS


Semaninha esquisita esta! Recaída de gripe. Calor e secura. E aí vem uma chuva forte e aquela queda brusca de temperatura... (Não há pulmão que resista!)... Ressaca. E o mais impressionante e surpreendente, agosto passou batido. Agosto, aquele mesinho que nunca acaba, veio e se foi num pé de vento. Quando vi, já era setembro.

O pior de tudo era que, talvez pelas noites muito mal dormidas, com nariz entupido, espirros e convulsões de tosse, eu não tinha a mínima idéia do que escrever esta semana.

Abri o Facebook e fui passeando entre os posts. De repente, uma mensagem curtinha de Sueli me deu o mote:

Ovo quente no café da manhã: não tem preço! :-) Sueli

 
Uma coisa tão simples e cotidiana...

Quantas coisas simplesinhas, que passam assim desapercebidas no corre-corre dos meses (não é que agosto acabou mesmo!!!), nos deixam uma sensação boa, leve ... Nos deixam com a carinha :-) ... E muitas vezes a gente nem se dá conta delas. Só sente uma súbita alegria, um bem-estar. Mas, na verdade, são esses pequenos prazeres que, como fadinhas e duendes, nos fazem bem a alma ... E de graça. E com muita graça.

Portanto, agora, sem o menor temor de ser comparada à Noviça Rebelde e suas Favourite Things, apresento cinco coisinhas que me fazem bem feliz.

Rufar de tambores...  

1) Estar lendo e começar a sentir aquele soninho... soninho... E quando vejo, não vejo mais nada. Tirar um cochilo, normalmente de tarde. Mas, atenção, não pode demorar muito se não dá mau humor. Não pode passar de uns vinte minutinhos. E aí, a gente se espreguiça e continua a viver.

2) Café com leite na mistura perfeita. Experiência rara. Normalmente a gente toma café e vai à luta. Mas tem um dia em que se faz a xícara ideal. É o encontro preciso do café, do leite, do ingrediente que adoça e, last, but not least,  de uma temperatura, como dizer, aconchegante.  O mesmo vale para o chá, mas com café... 

3) Tomar um banho na temperatura ideal. Tem dias em que o chuveiro se rebela contra você. Por mais que se faça, a temperatura da água conspira contra a temperatura do seu corpo. E aí, você fica dando aquelas viradinhas milimétricas na torneira e nada acontece, ou ficou quente demais ou frio de menos. Mas tem aquele dia... Você só se apercebe que acertou em cheio depois de um certo tempo. Água batendo na cabeça, correndo pelo corpo e você lá... Só querendo ficar. Dá vontade até de dormir. Nessas horas, sempre penso na possibilidade de criar uns suspensórios que nos manteríam de pé, até com uma certa dignidade, enquanto tiraríamos uma boa soneca debaixo d'água. 

4) E por falar em misturas... Arroz com feijão. Não precisa nem ser feijoada. Mesmo no dia a dia, tem o dia da mistura imbatível. O sabor muda. Os outros alimentos se entregam à base. Tem gente que põe o feijão por cima, outros por baixo,  numa sequência, diríamos, quase erótica, mas acho que isso não contribui muito para o dia da mistura perfeita. Importante registrar que você nunca deve tentar refazer a mistura em um segundo prato. Será pura frustração.

5) O primeiro gole em um chopp em um dia quente de verão. Vencida a espuma... É puro prazer. E nada de misturar com batatinhas. É o chopp pelo chopp. Nada mais.

É claro que há muitas outras pequenas coisas que nos são trazidas por fadas e duendes e cada um de nós tem seu elenco próprio e intransferível de prazeres. Este é um pedacinho do meu. 

Voltando à Sueli. Aquela que me deu o mote desta semana. Bem, sabe Su... É verdade que ovo quente é bom demais, mas isto está me cheirando a desejo de inicio de gravidez.

E por falar em gravidez, tem prazer maior que estar bem juntinho dos filhotes de manhã... de tarde... de noite... Todo mundo bem juntinho... Eta coisa boa! Coisa muito boa!!!!


Nota: Fotos tiradas em Paros e Mikonos... Ando revendo meus álbuns.

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

4 comentários:

Lúcia disse...

Oi Pat, que delícia de post. Poderia até fazer parte de uma listinha também :)
Concordo com suas 5 coisas, tão simples e cotidianas, mas que num certo dia, numa combinação mágica, se tornam ainda mais prazerosas.
Beijo grande,
Lúcia

Elza Martins disse...

Pat:
Ingrediente mágico que pode transformar coisas simples em momentos especiais, ter sua querida e predileta irmã junto com você. Sem a minha, a vida ficaria com menos cor e sem tanta graça.
Beijos para você pelo texto e para Lucinha pela "irmandade"

Celina disse...

Para juntar à sua lista e à minha:Telefonar para a prima querida e comentar o dia!

Alzira Willcox disse...

Seu texto nos instiga a elaborar a nossa lista. Existe um livrinho muito singelo que comprei e dei de presente a uma de minhas noras certa vez. Livrinho pequeno mesmo:"Dez coisinhas àtoa que nos fazem feliz" - era rimado, muito bonitinho. Agora, você, de certa forma, reedita o meu querido livrinho. Muito bom a gente pensar em coisinhas àtoa que nos fazem felizes. Porque a felicidade está mesmo nessas pequenas coisinhas. Chegar a casa depois de um dia azafamado e sentar no seu cantinho predileto, quietinha, saboreando o silêncio. Não tem preço! Bom demais também é ler textos leves e inteligentes...