sexta-feira, 28 de setembro de 2012

GROUND ZERO

 
 
 
Desde que começamos a falar em ir a Nova York, a ideia não saiu mais da minha cabeça. Eu iria ao Ground Zero. Porquê? Por muitas razões. Curiosidade histórica. Onipresença de turista que quer estar lá, naquele lugar, para dizer... Eu estive lá.  Vontade de ver in loco o ponto geográfico onde a História se perdeu e se reinventou. Ali, onde o século XX terminou.
 



Havia uma outra razão que, confesso, tenho um certo pudor de mencionar. Medo de soar piegas... Queria estar lá para pensar naquelas pessoas que estiveram lá, naquele momento, presas do acaso. Desfeitas em um grito, em calor de mil graus, em um salto no infinito, em susto e silêncio.
 
 
Pessoas tão comuns e cotidianas quanto eu. Anônimas pessoas que acordam e tomam o café da manhã e vão trabalhar e esperam voltar para casa ao final do dia. Pessoas possíveis com seus sonhos, ódios e paixões. Pessoas, independente da nacionalidade, ideologia, credo, raça, orientação sexual... Pessoas, cotidianas e comuns. Pessoas entregues à vontade do destino e a decisões alheias. Assim somos nós... E alguns de nós estiveram ali, aprisionados por aquela manhã de setembro. Ícones de nossa precariedade.


 
 
A minha primeira visão do Ground Zero foi ainda de longe. As novas torres (estas bem mais baixas) sendo contruídas. O vendedor de livros sobre o lugar... Foi ele que nos indicou onde pegar os ingressos para entrar no local. E foi ele também, um rapaz equatoriano bem simpático, que nos informou que o Ground Zero estava a umas quatro quadras dali.
 
Mas era ali que dava para ver aquele ângulo tantas vezes repetido ao longo dos anos pelos programas de TV. O segundo avião atingindo a Torre e dois homens olhando para cima incrédulos. Repeti o gesto deles e olhei para um céu manchado de nuvens. 
 
Com os ingressos já nas mãos, fomos andando até a entrada. As ruas estreitas indicavam por onde a nuvem gigante de poeira passou.
 
 
 
Chegamos e entramos em uma longa fila com cinco paradas para checagem dos ingressos. O lugar ainda está em obras e nos tapumes algumas referencias ao evento...
 
 
 
Achei irônico e comovente ver a bandeira feita com os nomes daquelas pessoas comuns, cotidianas e anônimas que estavam lá naquela manhã feita de terror.
 
Seguimos... Até o parque. O marco. O ponto. Ground Zero. Estávamos lá.
 
 
 
 
Uma simplicidade em verde e cinza. Um burburinho quase silencioso.  Um lugar... Aquele lugar, onde tudo aconteceu tão rapidamente, nos convidava a ficar ali sem nenhuma pressa. O tempo suspenso na precariedade da vida se equilibrava em uma corda bamba no ar.
 
 
Passamos pela única árvore que testemunhou o evento. Prova bem frágil de que, às vezes e por acaso, se consegue sobreviver... 
 
 
 
 
E chegamos às Torres às avessas, feitas de um eloquente vazio. Não são fontes... Não são lagos... Não são cascatas... Não são.
 
 
 
E a minha frente, os nomes... Daquelas anônimas pessoas que estavam ali naquela manhã de terror.
 
Rezei... Acariciei alguns daqueles nomes sem rosto. Tão iguais a mim. Comuns, cotidianos e impotentes. A mercê do destino e de decisões alheias... Iguais a tantos outros que se vão a cada dia, todos os dias... Os filhos do desencontro.
 
Houve uma manhã em que dois aviões atingiram edíficios... Olhei para cima novamente e, desta vez, era o céu que invadia as janelas... Quem dera que fosse um indicio de utopias... Quem dera... Quem dera...
 
 
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SÓ UMA PARADINHA

 
Será que posso chamar de férias esta semaninha? Realmente não sei, mas que tem todas as características de férias, ah... isso tem.
 
Um clima perfeito. Amigos queridos de companhia. Bons restaurantes e alguns musicais. E aquela correria infindável e gostosa que não me permite sentar para fazer um texto decente. É... Acho que são férias mesmo.
 
Então me perdoem, porque essa semana, o texto é só uma pequena desculpa por não ter feito nenhum texto. Mas me aguardem... Já estou voltando. Cheia de aventuras e histórias para contar.
 
Um último registro precisa ser feito, como gran finale: Tem tanto brasileiro,  mas tanto brasileiro visitando Nova York que, se olharem com atenção a estátua da foto, vão ver que ela não tem nada a ver com a famosa Lady Liberty... É Carmem Miranda, nossa pequena notável, de braços abertos para o céu, sambando e cantando, cheia de balangandãs!!!!!
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DAS MALAS, A MENOR

 
 
 
 
 
 
Aiiiiiii! Desculpem o trocadilho, mas não pude resistir. Sinceramente, espero que me compreendam e me perdoem... Neste momento, ao meu lado, a famigerada mala, e eu, tendo de pensar no que vou colocar nela.
 
Deixei de gostar de fazer malas. Adoro viajar, mas essa coisa de ver o que levar está me deixando cada vez mais preguiçosa.
 
Será uma questão de idade? Será que essa preguiça é só com malas de viagem ou estou me tornando uma senhora reclamona e impaciente?
 
Nada disso... Imagino que tenha tudo a ver com a idade, mas não necessariamente com malas e sim com a nossa bagagem... na vida.
 
Quanto mais o tempo passa, menos quero carregar. Venho me desfazendo de meus baús com uma rapidez e maestria de deixar qualquer ilusionista tonto.
 
Não quero... Não vale a pena levar... Pra que guardar isso?
 
Fico resmungando estas frases pela vida. Às vezes, apenas as sussurro, outras vezes, dou um grito bem alto para me convencer que é hora de desfazer.
 
Desfazer. Assim, seguido de ponto. Verbo intransitivo. Nada de objetos.
 
E aí, a bagagem fica mais leve. As distancias mais curtas e o caminho mais prazeroso. De vez em quando, no bolso do colete, trago uma foto. Só para me lembrar. De um momento, daquele perfume, do sorriso que se perdeu no ar. Uma foto... Pra que mais?
 
Vou me desfazendo de coisas, para abrir lugar para lembranças passadas e aventuras futuras.
 
Vou me desfazendo das coisas, só para poder guardá-las em meu olhar.
 
No mais, estou cada vez mais precisada de menos. Que assim, dou conta das coisas.
 
Os livros que tenho hoje são os essenciais. As louças são  as que uso no dia a dia... Louça de festa? Sempre é festa em minha casa e todo dia justifica cristais. Roupas e sapatos, cada vez mais informais. Joias?... Um dia um ladrão entrou lá em casa e levou mais que os ouro, muitas alegrias e recordações... Não as quero mais.
 
E agora, esta mala aqui do meu lado, olhando fixo para mim. Me obrigando a pensar no que levar... Sei lá!!! Sei lá!!!!
 
Do xampu à pashimina, da maquiagem ao pijama, tudo devia vir quietinho, em fila indiana e obediente ir entrando bem lá no fundo da mala. Cada um encontrando o seu canto. Por livre e espontânea vontade. Por pura e deliciosa magia.
 
Aí, eu podia ficar por aqui, escrevendo e inventando. Mas quem disse que isso existe? E lá está a mala, no canto, só me espreitando.
 
Tá bom! Tá Bom! Vou encarar a tortura...
 
Na próxima sexta-feira eu conto o porquê da mala e digo por onde ando.
 
Só uma semaninha... Vai valer a pena esperar.
 
 
Nota: Foto retirada do Google images
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MY BOOK IS OVER THE TABLE

 
E já é setembro novamente. E fico me perguntando se não deveria estar falando das eleições municipais, das greves e das reivindicações. Dos julgamentos em Brasília. Da recessão na Europa. Das eleições nos Estados Unidos. Do mundo. Do país. Se não deveria falar sobre a crise na educação. Não só no Brasil, mas em todas as partes... O que ensinar? Para quem? Quando? E, principalmente, como e o que ensinar para aqueles que vão ensinar?
 
Muitas vezes me cobro cidadania e seriedade. Muitas vezes me acho alienada e superficial. Eu deveria contribuir mais. Participar mais. Exercer meu oficio e voltar a dar aulas. Alguém gostaria de aprender um pouco do que aprendi ao longo da vida?
 
Voltar a ensinar inglês... Voltar a ensinar inglês? Voltar a ensinar inglês!
 
E por que não? Afinal, seria dar uma ferramenta a mais para quem quer construir seu futuro.
 
Mas fico pensando... My book is over the table now... Flutua, como mágica, entre palavras, ideias e muita observação. Se desfaz em pequenos textos semanais.
 
Como ensinar? Se estou exatamente no momento da vida em que mais desejo aprender.
 
O verbo To Be já não me satisfaz... Ser não é Estar... E se engana quem acha que isso não é uma questão!
 
Como poderia contar para os alunos que a vida é feita de inúmeros Present Perfects, que nem sempre são perfect, mas  que, não importa quanto tempo passe, estarão sempre present!?
 
Outro dia, um senhor no meu prédio me chamou... Professora Patricia! Sorri para ele, sem saber se agradecida ou desconcertada... Quem? Eu?
 
Há quanto tempo os professores não faziam greve? Por quanto tempo terão de permanecer em greve? Será que o tempo é a incógnita dessa equação? Será que é o professor? Será que é a greve? Ou será que não é nada disso e a grande e verdadeira incógnita ninguém sabe encontrar... Quanto vale o silêncio de um professor?
 
My book is over the table... E, em seu voo frágil e titubeante, como o andar do bebe que arrisca os primeiros passos, anuncia sem retórica, que já é setembro outra vez e a primavera carioca, ainda ensaiando o seu florir, vem chegando entre pássaros, quente e seca... Antecipando o verão.
 
(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)